terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jorge Barreto de Albuquerque Maranhão

Palacete construído por Jorge Barreto. (Foto Filipe Mamede)

Jorge Barreto como era conhecido, era filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão Filho e de Louise Antoinette de Craine. Nascido em Natal em 22 de novembro de 1881, faleceu no Rio de Janeiro em 01 de novembro de 1946, encontrava-se mudo, paralitico e pobre, sendo auxiliado por um amigo, para o qual desesperadamente fez-se compreender num pedido supremo: ouvir Chopin.


Construiu o casarão da Praça Dom Vital, no ventro de Natal, em 1910, vendendo-o dez anos depois ao comerciante Manoel Machado.onde depois residiu a senhora Amélia Duarte Machado.
Deste palacete destacam-se as peças artísticas, de bronze, especialmente encomendadas em Paris na “Fonderies Du Val D’Osne-Voltaire-Paris”, que confeccionava todas as peças de bronze solicitadas pela família Albuquerque Maranhão, para embelezar Natal.


Jorge Barreto foi presidente da Junta Comercial do RN, do Banco do Natal. Casado com a prima paterna Maria Augusta Tavares, filha de Fabrício Maranhão e Militina Tavares, não deixou descendentes. Jorge Barreto é comumente confundido como sendo irmão ou filho de Alberto Maranhão, quando, na verdade, era sobrinho. Em Natal ofereceu festas sedutoras, possuindo o segredo de receber e contentar amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário