quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O centenário da independência em Macaíba

Segue texto colhido de jornais de época sobre os eventos em Macaíba.
Foi cumprido à risca o programa organizado pela comissão nomeada pelo governo municipal, de acordo com as diretorias do grupo escolar “Auta de Souza”, Externato São Luiz Gonzaga, Escola de Santa Ignez, Liga Operária São José e Jundiahy Futebol Clube.

No dia 03 de setembro – houve jogo oficial do “Jundiahy”, às 16 horas, oferecendo a Liga Operária São José um escudo de ouro ao time vencedor e diploma de sócio honorário, ao campeão que fez o primeiro gol, falando em nome da Liga, a gentil senhorita Iracema Leiros;

Dia 04 de setembro – realizou-se a sessão solene na Escola de Santa Ignez;

Dia 05 de setembro – O festival Escolar no Externato São Luiz Gonzaga esteve muito concorrido;

Dia 06 de setembro – corridas: avanço as goiabas e aos sacos;

Dia 07 de setembro – seis horas: houve hasteamento da bandeira nacional nas fachadas do Palácio Municipal e Grupo Escolar, e da bandeira da Liga Operária na fachada de sua sede, sendo entoados os hinos da Independência, em frente ao Paço, pelos sócios do Jundiahy futebol clube; o hino do Trabalho, em frente a sede da Liga, pelos seus sócios e o hino da Bandeira, em frente ao grupo escolar pelos alunos do mesmo;

Às sete horas – grande passeata cívica, na qual tomaram parte, além da massa popular, a Liga Operária, Jundiahy futebol clube, Grupo Auta de Souza e alunos de diversas escolas, devendo formar cerca de 350 crianças.

Às oito horas – missa campal, na praça Dr. João Chaves (atual José da Penha), oficiando o padre João Felipe, depois do que ouviram-se muitos oradores, dentre os quais, Prudente Alecrim, Luis Tavares de Lyra, Henrique Castriciano, Octacílio Alecrim e Manoel Maurício Freire.
Às dez horas – reunião no Grupo Escolar “Auta de Souza”, onde os empregados do comercio procederam a leitura da oração a pátria, sendo entoado o hino a Independência e a escola, usando a palavra o Dr. Francisco Gurgel, promotor público que falou sobre a data.

Em seguida, o professor Manoel Varella fez preleção sobre o patriotismo feito pelos nossos antepassados, havendo depois, recitativos, monólogos e orações cívicas, pelos alunos do grupo, de acordo com o programa estabelecido pela diretoria geral de instrução pública.
A reunião foi encerrada com o hino da Independência, entoado pelos diversos alunos das escolas de Macaíba.

Às dezenove horas – sessão magna na sede da Liga Operária “São José”, na rua do cemitério.

Ainda durante o dia foram queimadas três salvas de vinte e um tiros cada uma. Tocou nas festas, a banda de música “José da Penha”, pertencente a Antônio de Andrade Lima – major Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário