domingo, 29 de novembro de 2009

O Filme desaparecido de José Augusto

No ano de 1924, o governador José Augusto Bezerra de Medeiros (1884-1976), encomendou um filme documentário sobre a vida do Estado e suas possibilidades econômicas; a 18 de outubro de 1924, num sábado, o jornal A República publicou a seguinte reportagem:

Filme do Estado

Os conceituados cinemas Polyteama e Royal, desta cidade, farão realizar hoje em suas telas, o cine-jornal do Rio Grande do Norte, excelente filme, organizado sob a direção do nosso confrade Dr. Anfilóquio Câmara.

Apanhando interessantes aspectos de nosso Estado, na sua vida social e política, como na sua vida industrial e econômica, é natural que a sua exibição em nossos cinemas desperte a maior simpatia do público, que ali acorrerá, certamente, levado pela curiosidade de conhecer através da tela, faces inéditas da beleza da nossa terra e da riqueza do Rio Grande do Norte.

O Coronel Américo Gentile, proprietário das duas casas de diversões, muito se tem esforçado para que obtenha o melhor êxito a representação da importante película cuja confecção representa um patriótico esforço do governo do Estado e dos seus organizadores.

O filme consta de treze partes assim discriminadas:

I – Chegada do Dr. José Augusto em natal, em 24 de dezembro de 1923;

II – Aspectos de Natal (Cidade Alta);

III – Aspectos de Natal (Ribeira);

IV – Ceará-Mirim, Muriú e a cultura da cana-de-açúcar;

V – Macau (salinas);

VI – Mossoró e Grossos;

VII – Posse do Dr. José augusto no governo do Estado a 1º de janeiro de 1924;

VIII – Instrução Pública (Grupo Escolar Augusto Severo, Escola Normal e Grupo Antônio de Souza);

IX – Instrução publica (Escola Vigário Bartolomeu, da Loja 21 de Março e inauguração da Associação dos escoteiros do Alecrim);

X – Serviços de Profilaxia;

XI – Hospital Juvino Barreto e Orfanato João Maria;

XII – Aspectos de Natal (Petrópolis, Tirol, Alecrim e Rocas);

XIII – Macaíba e a cultura da Carnaúba.

Essa película será exibida em duas sessões, passando na primeira, as seis primeiras partes e na segunda, as partes restantes.

A segunda sessão realizar-se-á na próxima segunda-feira.

O cine-jornal já foi exibido para o Sr. Governador do Estado e autoridades, causando a melhor impressão a quantos o assistiram.
Onde poderíamos encontrar esse tesouro?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário