segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Professor Caetano

Nascido em 19 de agosto de 1858, na Imperial Vila de Paparí – hoje Nísia Floresta, filho de Pedro Nolasco Pereira da Costa e Ana Caetana Coelho da Silva Costa, Caetano José da Silva Costa chegou à Macaíba em 1869, onde recebeu mais tarde o título de Delegado Escolar da 1ª Classe do Interior, no Atheneu Potiguar. Posteriormente, em 1878, foi nomeado por ato da Diretoria Geral da Instrução Pública para exercer o magistério. Em 13 de fevereiro de 1886, foi nomeado por mérito Delegado Escolar.


Envolto aos grandes acontecimentos que antecederam a abolição da escravatura, o professor Caetano destacou-se como orador dos clubes abolicionistas de Macaíba e Natal, sendo o da capital presidido pelo padre João Maria. Colaborou no jornal “Oito de Setembro”, órgão da imprensa católica fundado para defender a causa abolicionista.


Republicano, o professor Caetano foi membro do clube republicano fundado por Pedro Velho. Com o advento da proclamação da República, o clube foi convertido em Partido Republicano Federal e o professor Caetano, devido ser naquele instante histórico, o elemento neutro da política local, agradando tanto a oposição quanto a situação, foi indicado por Pedro Velho o 1° Intendente de Macaíba, sob o regime republicano, tomando posse em 06 de dezembro de 1889, no Paço Municipal da rua da Cruz, recebendo harmoniosamente o governo do velho capitão João Lourenço de Oliveira Mendes, monarquista de quatro costados!

Sua permanência a frente do executivo municipal durou pouco, o jogo de interesses e a politicalha do momento, fez com que ficasse menos de um mês no poder, sendo logo substituído pelo Dr. Francisco de Paula Sales, Senhor do Ferreiro Torto por casamento com D. Suzana Teixeira de Moura.

Religioso por índole, em 1897 integra-se ao movimento Batista do Estado. Ainda em julho de 1897, ingressa na Maçonaria entrando na Loja “21 de Março”, da qual chegou a Venerável Mestre.

Intelectual reconhecido, o professor Caetano Costa foi fundador junto a Henrique Castriciano, João de Lyra Tavares, Eloy de Souza, Augusto Tavares de Lyra, Auta de Souza e Alberto Maranhão do Grêmio Literário “Tobias Barreto”. Foi idéia do professor Caetano a fundação da Filarmônica “Tobias Barreto”, cujo instrumental ele conseguiu com o Cel. Manuel Maurício Freire e indicou o maestro Enéias Hipólito Dantas, para regente.

Muito ligado aos movimentos populares, o professor Caetano foi membro perpétuo da Liga Artístico Operária São José, em Macaíba e da Liga Operária Norte-Rio-Grandense, fundada por Augusto Leite. Pertenceu ainda a outras sociedades; Previdência Natalense de Auxílio Mútuo, Conselho da Igreja Presbiteriana de Natal e Sociedade do Colégio Americano Batista. Foi agraciado com o título de “Chefe de Escoteirismo”, concedido pela Associação Brasileira dos Escoteiros do Alecrim.

Destacamos sua contribuição ao magistério, por meio do seu projeto que definiu novo material didático objetivando, através de exercícios dirigidos, melhorar a caligrafia dos alunos que possuíam letra ruim. O escritor Octacílio Alecrim, que destaca em suas memórias as aulas do velho mestre.

Em setembro de 1901, professor Caetano foi nomeado Agente Fiscal do Imposto de Consumo, de 1ª circulação – 2ª secção do RN, para os municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, cargo no qual permaneceu até 1921, quando foi transferido para a Alfândega de Natal. Sua neta Maria Alice Fernandes, destaca em bela crônica evocativa, que durante o cumprimento desse encargo, jamais multou alguém, procurando orientar, ensinando a todos a forma correta de proceder.

Aos 63 anos, faleceu o professor Caetano José da Silva Costa aos 04 de junho de 1925. Seu sepultamento no cemitério do Alecrim congregou a oposição e situação da política macaibense, em um momento histórico de paz. Antônio de Andrade Lima e Manoel Maurício Freire, caminharam lado a lado irmanados na dor da perda do conselheiro e amigo leal que tanto se dedicou a Macaíba.
Primeiro professor a governar Macaíba, professor Caetano foi homenageado com seu nome numa das principais ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário