Sabemos
que o Seridó (região geograficamente situada entre o Rio Grande do Norte e a
Paraíba) possui raízes judaicas e que o Prof. Marcos Filgueira publicou a
ligação entre Caetano Dantas Correia e Clara Afonso, de Barcelos, filha de
Junca Montezinho e Micol, entre tantos outros ramos ainda mais expressivos no
seu renomado livro “Os judeus foram nossos avós”. Exímio pesquisador há
décadas, sempre ético, disponibilizou inclusive gratuitamente essa grande obra.
Muitos
potiguares descendentes da família Medeiros do Seridó podem requerer reconhecimento de
sua ascendência judaica e obter as cidadanias portuguesa e espanhola. Os trâmites são os seguintes: Depois
de fazer o
levantamento da
árvore genealógica
que
chegue a um judeu processado, é necessário elaborar um relatório
com as provas documentais de cada antepassado. Envia-se este
relatório para uma comunidade judaica em Portugal (visitem: www.cilisboa.org), se aprovado,
obtêm-se um certificado. De posse do certificado, dá entrada na
conservatória de registros de Portugal para obter a cidadania. Particularmente, esclareço, devido aos muitos emails que tenho recebido, que não trabalho com levantamento de árvore genealógica, mas existe muitas pessoas que empenham-se no levantamento dos dados genealógicos.
Em
2017 escrevi e publiquei em meu blog um artigo intitulado “Ancestrais dos
irmãos Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos, troncos da Família
Medeiros do Seridó no Rio Grande do Norte" http://www.historiaegenealogia.com/2017/09/ancestrais-dos-irmaos-portugueses.html e prosseguimos nas buscas e conseguimos localizar um documento fundamental, e que prova a ancestralidade judaica
dos Medeiros do Seridó. O documento é acessível gratuitamente, online, através do site da Torre do Tombo: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2306810
Trata-se
do PROCESSO POR CRIME DE JUDAÍSMO DE ÁGUEDA MONIZ, sobrinha de BEATRIZ MARQUES, TETRAVÓ de RODRIGO DE MEDEIROS ROCHA e de SEBASTIÃO DE MEDEIROS MATOS,
PATRIARCAS DOS MEDEIROS DO SERIDÓ.
Logo
abaixo encontra-se a linha ascendente dos irmãos Rodrigo e Sebastião de Medeiros
até Beatriz Marques já descrita há muitas décadas por Gaspar Frutuoso em “Saudades
da Terra” e publicada posteriormente por José Augusto Bezerra de Medeiros em seu
livro “Seridó”.
Marcos Afonso e Inês de Xerez, naturais da Espanha (Cristãos-Novos)
⇓
Beatriz Marques casada com Manoel Rodrigues Furtado
Beatriz Marques casada com Manoel Rodrigues Furtado
(cristã-nova, irmã de
Elvira Marques e tia materna de Águeda Moniz)
⇓
Pe. Manoel Rodrigues Furtado
⇓
Pe. Manoel Rodrigues Furtado
⇓
Beatriz Furtado, nascida em 1587
⇓
Maria de Medeiros, nascida em 1627
⇓
Maria de Medeiros Rocha, nascida em 1653
⇓
Maria de Medeiros
Pimentel, nascida em 1675
⇓
Rodrigo de Medeiros
Rocha, nascido em 1709, e Sebastião de Medeiros Matos, nascido em 1716
NOTA: Foi localizado o termo de óbito da cristã nova Beatriz Marques, falecida aos 19 de julho de 1568, o que impossibilita cronologicamente Beatriz Furtado ser a sua filha, tendo em vista que esta gerou, no ano de 1627, a filha Maria de Medeiros. Verificando o processo inquisitorial de Águeda Muniz, pode-se observar na página 15v, onde o Padre Manoel Rodrigues Furtado, aparece como pai de dois filhos: um de nome Matias e outra sendo a própria Beatriz Furtado, batizada aos 11 de fevereiro de 1587, tendo por madrinha Águeda Muniz.
De qualquer forma, a linha genealógica está mantida, sendo alterado o parentesco entre Beatriz Marques e Beatriz Furtado, que passam a ser avó e neta, respectivamente, ao invés de mãe e filha, como anteriormente apontado.
De qualquer forma, a linha genealógica está mantida, sendo alterado o parentesco entre Beatriz Marques e Beatriz Furtado, que passam a ser avó e neta, respectivamente, ao invés de mãe e filha, como anteriormente apontado.
"Ribeira Grande". Ilha de São Miguel, Portugal. Precisamente, na Lomba de Santa Bárbara !
ResponderExcluirExistem outros documentos ou outras fontes que possam comprovar mais isso? Sou descendente direto do Sebastião de Medeiros Matos e estou em busca disso. Além do mais, agradeço pela disponibilização desse documento. Já ajuda no meu pedido de nacionalidade
ResponderExcluirArthur, o documento em tela já comprova o que está exposto. Agora você tem que fazer a sua genealogia comprovada, chegar até o ponto indicado.
ExcluirE existem certidões comprovando a arvore genealógica inteira?
ResponderExcluirA certidão já se encontra no corpo do texto e você pode consultar o documento no link da Torre do Tombo que eu disponibilizei no artigo. Caso precise das demais certidões para fazer a sua árvore genealógica, tem que pesquisar.
ExcluirGrande Dr. Anderson, muito obrigado por compartilhar seu estudo, tenho acompanhado seu blog e fico muito grato por seu trabalho. Muito obrigado, meu amigo. Eu gostaria de poder fazer esse tipo de leitura. Tenho comprado muitos livros, principalmente no sebo vermelho com Abiamael. Fico fascinado com a história de nossos antepassados e chego viajar em meus pensamentos visualizando o passado.
ResponderExcluirOnde obtenho a obra de Marcos Filgueira
ResponderExcluirSabes de algum escritório de advocacia que faça o processo de cidadania portuguesa? Descendo dos irmãos Medeiros Rocha.
ResponderExcluirNão precisa solicitar os serviços de um escritório de advocacia, Jaime Emanuel. Existem genealogistas que fazem esse trabalho. Particularmente eu não trabalho.
ExcluirSou de jucurutu RN região do Seridó meu nome Luiz Gonzaga de Medeiros
ExcluirFilha de julho Félix de Medeiros e de Maria Francisca de Medeiros,.avôs paternos Joaquim Félix de Medeiros casando se pela segunda fez com Antônio Conceição de Medeiros
Sou muito feliz em fazer parte dess grandiosa familia Medeiros do seridó,o nome do meu pai era José Zacarias de Medeiros ,natural de Acari.
ResponderExcluirVc sabe dizer se os Medeiros da Paraíba são da mesma raiz
ResponderExcluirAchei ótima esta revelação sou Medeiros de Caico RN
ResponderExcluirMuito obrigado por compartilhar tal informação ! Sou Medeiros, nascido e criado na região serrana do Rio de janeiro. Gostaria de saber como faço para começar uma prspesqu genealógica?
ResponderExcluirOlá meu amigo,
ResponderExcluirEstou fazendo uma pesquisa genealógica sobre a família da minha Mãe.
Sou de SP, mais minha família é de Tenente Ananias/RN família PINTO e quem deu origem a família pinto, o patriarca foi o senhor Alexandre Moreira Pinto e ele foi casado do Anna Martins da silveira,natural da SERRADE MARTINS, ela era filha de Mathias Fernandes Ribeiro.
Gostaria de saber se você tem alguma informação,se essa família também era cristã nova e caso a resposta for positiva, se você teria alguma referência que aponte isso.
desde já sou grato.
Parabéns pelo seu trabalho! Você poderia indicar alguns genealogistas?
ResponderExcluirexcelente trabalho, Anderson! vou dar entrada na minha na cidadania baseada em seu trabalho, pois minha mae se liga aos irmaos medeiros em 6 geracoes por parte de ambos avos. Vc sabe se alguem da familia medeiros ja deu entrada?
ResponderExcluirfiquei maravilhada com este documentário,fico muito grata pois sou membro desta grande ramificação dos medeiros do seridó,
ResponderExcluirtenho um sobrinho que faz essa pesquisados nossos medeiros, malhada da areia currais novos rn
ResponderExcluirSou Medeiros Nóbrega , que orgulho .
ResponderExcluirArthur acabei de fazer essa pesquisa e um dos melhores guias é o livro "Porque sou Medeiros" de Teresa de Jesus Medeiros. Consegui com ele e outras pesquisa fazer a de Sebestião de Medeiros Matos e seu irmão Rodrigo de Medeiros Rocha.
ResponderExcluirSinto muito orgulho em participar da família Medeiros. Meu pai, Elviro Lins de Medeiros, era um apaixonado pelo estudo genealógico da família Medeiros. Tinha um acervo bem robusto.
ResponderExcluirAlguem tem conhecimento sobre o meu pai maestro maurilo lyra ele nasceu em 1900 trabalhou na radio mec do rio grande do norte.
ResponderExcluirPor favor se puderem me ajudar, na minha pesquisa na descendencia de RODRIGO DE MEDEIROS ROCHA e APOLONIA BAROBSA DE ARAUJO, nos livros Porque sou Medeiros e outro Os Medeiros, apnta que a filha do casal ISABEL MARIA DE JESUS, teria um filho JOSE FELIPE DE MEDEIROS OU JOSÉ FELIPE SANTIAGO DE MEDEIROS, no entanto não encontrei nenhuma fonte que corrobora isso. Apenas achei realmente registro de batismo de filho do JOSE FELIPE DE MEDEIROS no entanto não menciona os avos do filho que seria os pais do JOSE FELIPE.
ResponderExcluirPortanto se alguem tiver algo agradeço a ajuda, pois do livro VELHAS FAMILIA DO SERIDÓ, relata que a ISABEL teria um filho JOSE FELIPE CORREIA que teria morrido solteiro e não faz nenhuma menção ao JOSE FELIPE DE MEDEIROS.
Procuro o contato do genealogista Assis Arruda. Você tem? Se sim, me mande no paulosociologo@gmail.com
ResponderExcluirPrezado Anderson!
ResponderExcluirPesquisador de mérito.
Meu colega de Programa de Pós e parente pelos Filgueira.
Saudações!
Estou mergulhada nesta missão de comprovar minha descendência, é tenho me encantado com cade história lida.
ResponderExcluirVenho da descendência de José D'antas Corrêa. Tenho Medeiros tbm na árvore genealógica.
Minha descendência dos Medeiros vem de São João do Sabugi Rio Grande do Norte e eu gostaria de saber mais sobre minhas raízes.
ResponderExcluirObrigado!
Eita. Minha bisavó paterna aparece na árvore da família Medeiros e coloca como descendente de Rodrigo de Medeiros Rocha. O nome dela é Guilhermina Assundina de Medeiros. Eu tenho a certidão do meu avô e vi o nome dela.
ResponderExcluir