terça-feira, 9 de novembro de 2010

1º aniversário de falecimento de Sophia Lyra

Luiz da Câmara Cascudo e Sophia Lyra. (Foto acervo Anderson Tavares)


Tendo em vista o transcurso do primeiro aniversário do falecimento de D. Sophia Augusta de Lyra Tavares, ocorrido no Rio de Janeiro em 09 de novembro de 2009, este blog rememora a ilustre primogênita do Ministro Augusto Tavares de Lyra e Sophia Eugênia Maranhão com uma imagem de sua visita ao escritor Luiz da Câmara Cascudo em 1984.

D. Sophia Lyra nascida no Rio de Janeiro em 11 de novembro de 1903 foi casada com o seu primo Dr. Roberto de Lyra Tavares, renomado jurista brasileiro e com ele teve Sophia Rosa e Roberto Lyra Filho, ambos falecidos sem descendência.


A professora Drª Arisnete Câmara, do Departamento de Educação da UFRN, estudiosa da obra da escritora Sophia Lyra e, desde 27 de outubro passado fundadora da cadeira nº 25 da Academia Macaibense de Letras, cuja patrona é Sophia Lyra, destaca:


“Através de suas memórias, vêm à baila problemas sociais que dizem respeito à convivência entre os sexos, e especificamente ao momento em que a mulher buscava novas conquistas para além da busca da leitora pela leitora através dos jornais. Essas memórias abrem-se em leque de perspectivas para outros trabalhos, outras comparações, outras representações e práticas efetivas de uma história da mulher, decididamente relacional, fortalecendo os elos culturais e históricos de leituras memorialísticas a serem contadas e analisadas, cujos limites ainda são o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário